DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Autoria: Sara Amorim
Orientador: Arq. Marco Ginoulhiac
Co-orientador: Arq. Pablo Esteban Hormazábal
Local: Porto, Portugal
Ano: 2012/2013
Avaliada em 19 valores.
Edição em português.
RESUMO
A intuição e a espontaneidade são características inerentes ao ser humano, capazes de materializar a sua dimensão sensorial e inconsciente. Tomando como caso de estudo a Escola de Arquitectura e Desenho da Universidade Católica de Valparaíso, a dissertação apresentada desenvolve a relação entre uma arquitectura assente nesta premissa e a sua prática construtiva.
Num primeiro momento são apresentadas as personagens responsáveis pela criação do “Grupo”, Alberto Cruz e Godofredo Iommi, assim como a influência que os modelos alternativos europeus no século XX exerceram na sua concepção da arquitectura: a ideia de que esta é indissociável da poesia. A Cidade Aberta é o “laboratório experimental” que irá permitir o estudo da metodologia de ensino da Escola em destaque, assim como a geografia invulgar do Chile, e a topografia irregular da cidade de Valparaíso.
O seu carácter alternativo permite o confronto com outros modelos que surgiram no mesmo século enriquecendo assim o estudo de uma prática arquitectónica que se mantém há mais de sessenta anos.